quarta-feira, 21 de março de 2012

Relatório Final de Encontro


Área de Formação: Português
Coordenação

Tutor (a): Maria Goreth Neves de Souza
Município: Senador Canedo
No. de Formadores : 11
Período da Formação:  30/03/2011 a 16/12/11



metodologia aplicada, Atividades realizadas e resultados obtidos
1º encontro: 10/03/2011
Parte I - Reunião informal com o representante da coordenação do curso para as definições sobre os procedimentos serem observados para que formadores e cursistas se inteirassem do desenvolvimento do programa no município;
TP.3 Unidades 9 e 10 – Gêneros e Tipos Textuais
Objetivo:
- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
- Distinguir características de gênero literário e de gênero não literário;
- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;  
Parte II - Mensagem de boas vindas à turma, com a apresentação de um slide – A Águia, com proposta de renovação;
Distribuição do material e explicação sobre os trabalhos com os mesmos dentro da Língua Portuguesa e Literatura;
Parte III - Inicio dos trabalhos com TP.3 e as cursistas; Retomada dos conceitos apresentados na formação inicial e nova orientação quanto aos procedimentos a serem seguidos para a efetivação do curso;
Retomada do Guia Geral e Caderno do Formador para esclarecimento de dúvidas pontuais;
Parte IV - Apresentação do TP3, unidade 09 e 10 e solicitação de uma produção textual após a projeção de slides contendo alguns provérbios para a construção de um texto em prosa com o texto 9 – TP.3 Unidades 9. Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado e 10 Trabalhando com gêneros textuais.
Parte V - Oficina e socialização; oficinas e atividades praticas com gêneros literários referente ao texto 9 (formar grupo para reescrever o texto de “Pitchert, J& Anderson R.Takin”) sua adequação para uso em sala de aula – Slide “Abra seus Olhos”. Explicações sobre o projeto ser trabalhado pelas cursistas no município.
1ª oficina dia: 30/03/2011
TP.3 Unidade 10 – Gêneros e tipos textuais
Oficina – 5
Objetivo:
- Refletir sobre a composição literária;
- Caracterizar o gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
- Trabalhar e caracterizar uma das formas de realização do gênero poético
Parte I – As Cocadas – Cora Coralina
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero literários.
Parte II – Trabalhar sobre a lição de casa do TP.3 Oficina 5 Unidade 10. Gêneros e tipos textuais.
Parte III – Desenvolvimento de uma atividade proposta. Poema tirado de uma notícia de jornal (Manoel Bandeira);
Bom dia – poema e música (Gil & Milton)
Parte IV – Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
2º encontro DIA: 14/04/2011
TP.3 unidades 11 e 12 Gêneros e Tipos Textuais
Objetivo:
- Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas: expositiva e argumentativa com dois aspectos do tipo dissertativo;
- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
Parte I - Acolhida com o SLIDE – Redação de Chico Bento – Mauricio de Sousa.
Parte II - Socialização: Discussão sobre as práticas escolares, proposta de renovação.
Parte III -  Leitura, análise e apresentação. Caderno de Teoria e prática TP.3 – Gêneros textuais – Unidades 11- Tipos textuais e 12 – A inter-relação entre gêneros e tipos textuais;
Parte IV - Tipos textuais e A inter-relação entre gênero e tipos textuais. (utilização de slides sobre tipologia e gêneros textuais).
Parte V - Oficina e atividades práticas com gêneros literários referente ao poema A pesca ( formar grupo para reescrever a narrativa poética de “SANT’ANNA, Afonso Romano de. Poesia sobre poesia. Rio de Janeiro, Imago, 1975. p.145
                                              2º OFICINA 29/04/2011
TP.3 Unidade 12 Gêneros e Tipos Textuais
Oficina 6
Objetivo:
- Refletir sobre a composição literária;
- Caracteriza o gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
- Trabalhar e caracterizar um das formas de realização do gênero poético: a música.
Parte I – Acolhida com slide: O Saber e o Saber – Ruben Alves.
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero literários.
Parte II – Trabalhar sobre a lição de casa do TP.3 Unidade 12. Gêneros e tipos textuais.
Parte III – Desenvolvimento de uma atividade proposta. Composição: O Salário Mínimo. (Jô Soares);
Parte IV –  Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Slide “Vida Maria” Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
                                              3º ENCONTRO 11/05/2011
TP.4 Unidades 13 e 14 Leitura e Processo de Escrita I
Objetivo:
- Refletir sobre o uso e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
- Relacionar o letramento com as praticas de cultura local;
- Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
  Parte I - Acolhida a partir do SLIDE – Poesia Letramento – Madga Soares.
 Parte II - Socialização: Discussão sobre práticas escolares no ensino de língua portuguesa, proposta pelo     programa. A partir dos slaides.
Parte III - Leitura, análise e apresentação. Caderno de Teoria e prática TP.4 –  Unidades 13 – Leitura, Escrita e Cultura e 14 – O Processo da Leitura.   
 Parte IV - Leitura e Processo de Escrita I –– O Processo da Literatura. (utilização de slides sobre letramento).
Parte V – Slide: letramento – Oficinas e atividades práticas com memorial e letramento.
                                             3º OFICINA 17/05/2011
TP.4 Unidade 14 Leitura e Processo de Escrita I
Oficina.7
Objetivo:
- Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre o processo de leitura;
- Desenvolver a leitura e a pratica dos cursistas com relação ao trabalho com textos.
Parte I – Acolhida: O Sorriso de Gagarin  – Marcelo Leite, Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre letramento.
Parte II – Socialização e atividades: Trabalhar a lição de casa do TP.4 Oficina Unidade 14. Onde está o significado do texto?
Parte III – Filme - Narradores de Javé. Proposta de análise do filme e planejamento.
Parte IV – Roteiro e análise do filme: Narradores de Javé. Oficina com seqüência didática e  retomada dos objetivos propostos.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
                                              4º ENCONTRO  31/05/2011
TP.4 Unidades 15 e 16 Leitura e Processo de Escrita I
Objetivo:
- Utilizar procedimentos adequados para atingir objetivo de ler para aprender;
- Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
- Utilizar procedimentos que levem a determinação da estrutura do texto. 
Parte I - Acolhida a partir do SLIDE – Letramento 2, proposta de renovação.
Parte II – Socialização e atividades: Discussão sobre a proposta de mudança de práticas na escola proposta pelo Gestar II. A partir do slide.
Parte III - Leitura, análise e apresentação caderno de Teoria e prática TP.4 – Mergulho no texto.  – Unidades 15 – Mergulho no Texto e 16 A produção textual. Crenças, teorias e fazeres                     
 MERGULHO NO TEXTO.  Minhas não férias – Clarisse Dall’agnol Casado.
4º Oficina: 01/06/2011
TP.4 Unidade 16 Leitura e Processo de Escrita I
Oficina. 8
Objetivo:
- Desenvolver uma seqüência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.
Parte I – Acolhida e Socialização – A Moça Tecelã – Marina Colasanti. Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre produção textual.
Parte II – Trabalhar sobre a lição de casa do TP. 4 Oficina 8. Unidade 16. Produção textual – crenças, teorias e afazeres.
Parte III – Atividades e práticas (grupos de 3 ou 4 integrantes): Desenvolvimento da atividade proposta na pagina 220. Desenvolver uma seqüência didática utilizando elementos do processo de produção de texto; Debate com a matéria – Palavras na fila da aposentadoria
Parte IV – Socialização - Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem, finalizando com produção de texto como anuncio em revista ou jornal.
Parte V - Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
5º encontro DIA: 7/06/2011
TP.1 Unidades 1 e 2 Linguagem e Cultura
Objetivo:
Ao final do encontro que as cursistas sejam capazes de: Relacionar língua e cultura;
- Identificar a interação pela linguagem constituída social e historicamente, criando e sendo criada por condições de uso;
- Identificar os principais registros do Português, oralidade e a escrita; norma culta; o texto literário.
Parte I - Acolhida a partir do texto -
 Parte II – Socialização/atividades: Trabalhar sobre a lição de casa TP.1 Linguagem e Cultura. Unidades 1 - Variantes lingüísticas: dialetos e registros e 2 Variantes Lingüísticas: Desfazendo equívocos.
Parte III. Socialização: Discussão sobre a proposta nas paginas de 13 a 77. Desenvolver uma seqüência didática utilizando elementos do processo de produção de texto.
Parte IV - Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
  Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
                                              5º OFICINA 27/06/2011
TP.1 Unidade 2
Oficina 1.
-Refletir sobre a interação pela linguagem constituída social e historicamente;
- Caracterizar condições de uso;
- Trabalhar e caracterizar distinção entre normas e usos da Língua.
Parte I – Acolhida e socialização: Musica – Cuitelinho – Milton Nascimento
Parte II – Trabalhar sobre a lição de casa do TP.1. Oficina 1 Unidade 1 – Linguagem e Cultura;
Parte III – Atividade prática, grupos de 3 ou 4 integrantes:  Desenvolvimento de uma atividade proposta    ( Texto com crônica e estudo do texto de Carlos Drummond de Andrade – A outra senhora);
Parte IV – Socialização: Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem. 
Parte V – Introdução das novas unidades com perguntas instigadoras.
6º ENCONTRO: 12/08/2011
TP.1 Unidades 3 e 4 Linguagem e Cultura
Objetivo:
 Ao final do encontro que as cursistas sejam capazes de conceituar texto;
- Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
- Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos, ponto de vista em torno de interlocução.
Parte I - Acolhida a partir do slide José Saramago.
 Parte II – Socialização: Discussão sobre a proposta de mudança de praticas na escola proposta pelo Gestar II.  A partir do slide.
Parte III – Estudo e atividades: O texto como centro das experiências no ensino da língua. Caderno de Teoria e prática TP.1 – Afinal, o que é texto? A intertextualidade – Unidades 3- O texto como Centro das experiências no ensino da língua e 4 A Intertextualidade.
Parte IV – Oficina e socialização – Gêneros textuais: Definição e Funcionalidade.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
6º oFICINA: 23/08/2011
TP .1 Unidade 4
Oficina 2
Objetivo: Rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua (incluindo a intertextualidade)
- Avaliar a prática docente, com relação a atividades ligadas à leitura e à produção de textos
Parte I – Acolhida – Slide: Intertextualidade.Musica Monte Castelo e Coríntios XIII. 
Parte II – Socialização: Discussão sobre a proposta de mudança de práticas na escola proposta pelo Gestar II;
Parte III – Estudo e atividades: leitura, analise e apresentação do caderno de Teoria e prática TP.1  O diálogo entre textos: A Língua ( Fábula da tradição judaica);
Parte IV – Oficina e Socialização: produção de textos argumentativos a partir de um provérbio a escolha da cursista, em que a tese seja a moral da historia, TP.1  - Unidades 4. 
Parte V – Oficina e socialização – Momentos de trocas de experiências e finalização com perguntas instigadoras.
                                              7º ENCONTRO 01/09/2011
TP.2 Unidades 5 e 6 Análise Lingüística e Analise Literária
Objetivos:
- Refletir sobre a gramática interna e o ensino produtivo; a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
- Frase, oração, período: diferenças, constituições e organizações. 
Parte I – Acolhida – Poema: Elegia da lembrança Impossível – Jorge Luis Borges.
Parte II – Socialização/Discussão sobre proposta de mudança de práticas na escola proposta pelo Gestar II;
Parte III – O texto como centro das experiências no ensino da língua;
Parte IV – Caderno de Teoria e Pratica TP.2  - Gramática: Seus vários sentidos – Unidades 5 – Gramática: Seus vários sentidos e 6 – A Frase e sua Organização. 
Parte V – Oficina e socialização – Momentos de trocas de experiências do Projeto.
7º OFICINA: 14/09/2011
TP.2 Unidade 6 Análise Lingüística e Análise Literária
Oficina 3.
Objetivo:
- Resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período;
- Caracterizar condições de uso;
- Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura e produção de textos, e analise lingüística).
Parte I – Acolhida – Poema: Viva – Charles Chaplin.
Parte II – Socialização: Filme – Escritores da Liberdade. Retomada do processo de estudo e questionamento de como aperfeiçoar o planejamento e execução de atividades de linguagem (leitura e produção de texto).
Parte III – Estudo e atividades prática, grupos de 3 ou 4 integrantes: trabalhar sobre a lição de casa do TP.2 Oficina 3 -  Unidade 6; A frase e sua organização;
Parte IV – Oficina e Socialização: Trabalho com prólogo A menina e o vento e retomada dos objetivos de aprendizagem.
V – Oficina e socialização – Momentos de trocas de experiências e finalização com perguntas instigadoras.  
8º encontro: 30/09/2011
TP.2 Unidades 7 e 8 Análise Lingüística e Análise Literária
Objetivo:
- Identificar a arte na vida cotidiana;
- Indicar formas e características da arte; indicar as funções da arte;
- Identificar figuras na linguagem cotidiana.
Parte I – Acolhida: Poema: Poema-Código – José de Arimatéia Soares;
Parte II – Socialização: discussão sobre análise lingüística e analise Literária na escola, proposta pelo Gestar II. A partir do poema.
Parte III – Análise lingüística e Analise Literário – Caderno de Teoria e prática TP. 2 – Unidades 7 - A Arte: forma e função e 8 Linguagem figurada.
Parte IV – Oficina e Socialização – Coerência Textual.
8ª oficina 03/10/2011
TP.2 Unidade 8 Análise Lingüística e Análise Literaria
Oficina 4.
Objetivos:
- Rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte e da linguagem figurada;
- Desenvolver a leitura e a produção de texto dos cursistas.
Parte I
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero literários.
Parte II – Trabalhar sobre a lição de casa do TP.2 Unidade 7 e 8 incluindo texto referencia da unidade7.
Parte III – Desenvolvimento de uma atividade proposta. Texto: Os Quatro (maus elementos), (CUNHA, Leo);
Parte IV – Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Trabalho de interpretação do desenho humorístico – Charge de Quino. Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
9º encontro 19/10/2011
 TP.5 Unidades 17 e 18 Estilo, Coerência e Coesão
Objetivo
- Refletir sobre a noção de estilo e objetivo da estilística;
- Coerência na relação entre textos verbais e não verbais;
- Análise dos sentidos em um texto.
Parte I – Poema: Traduzir-se Ferreira Gullar – proposta de renovação;
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero literários.
Parte II – Socialização: Discussão sobre a proposta de mudança de praticas na escola proposta pelo Gestar II. A partir das atividades propostas;
Parte III – Estudo e atividades: Leitura, análise e apresentação do caderno de Teoria e prática TP.5 – Unidades 17 Estilo e 18 Coerência textual.
Parte IV – Oficina e Socialização – Oficina e atividades práticas referente ao texto 10 de “Paulo Mendes Campos” sua adequação e uso em sala de aula. – Os diferentes estilos.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
                                              9º OFICINA: 26/10/2011
TP.5 Unidade 18 Estilo, Coerência e Coesão
Oficina 9
Objetivo:
- Que as atividades trabalhadas possam auxiliá-los na prática pedagógico.
Parte I – Acolhida – Slide: Oficina Ler Imagens;
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero literários.
Parte II – Socialização e atividade: Trabalhar sobre a lição de casa do TP.5 Unidade 18. Coerência textual.
Parte III – Desenvolvimento de uma atividade proposta sobre unidade textual com texto verbal e não verbal em propagandas da mídia;
Parte IV – Socialização: Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras e avaliação da oficina.
                                              10º ENCONTRO: 01/11/2011
 TP.5  Unidades 19 e 20 Estilo, Coerência e Coesão
Objetivo:
 - Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade dos sentidos em um texto;
 - analisar mecanismo de coesão referencial;
 - analisar mecanismos de coesão seqüencial.
Parte I - Acolhida com a música – João e Maria – Chico Buarque.
Parte II - Socialização: Discussão sobre as práticas escolares, proposta de renovação.
Parte III – Estudo e atividades - Leitura, análise e apresentação. Caderno de Teoria e prática TP.5 – Estilo, Coerência e Coesão – Unidade 19 Coesão textual e 20 Relações lógicas no texto;
 Parte IV – Oficina e Socialização: - Oficina e atividades práticas com gêneros literários referente ao texto de ROHDEN, Humberto. ““Dois Sapos” sua adequação e uso em sala de aula
                                             10º OFICINA: 07/11/2011
TP.5 Unidade 20 Estilo, Coerência e Coesão
Oficina. 10
Objetivo:
- Consolidar as reflexões provocadas pela leitura e o desenvolvimento da s atividades proposta nestas unidades de construção da textualidade, em que focalizou a coesão e as relações lógicas.
Parte I – Acolhida com Sliede – Injustiça na Língua;
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre letramento.
Parte II – Socialização e atividades: em grupo de 3 ou 4 cursistas, Trabalhar sobre a lição de casa do TP5 Oficina Unidade 20. Relações lógicas no texto e elaboração de um texto publicitário que explore a construção de significados de múltiplas maneiras: visuais e lingüísticos.
Parte III – Socialização - Filme - Narradores de Javé. Proposta de análise do filme e planejamento.
Parte IV – Roteiro e análise do filme: Narradores de Javé. Oficina e retomada dos objetivos propostos.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
11º encontro: 16/11/2011
TP.6 Unidades 21 e 22 Leitura e Processo da Escrita II
Objetivo:
- Identificar marcas de argumentação na organização dos textos;
- Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
- Reconhecer a tese e seus argumentos.
Parte I - Acolhida a partir da crônica – Barriga é Barriga – Arnaldo Jabor.
Parte II – Socialização: Discussão sobre práticas escolares no ensino de língua portuguesa, proposta pelo programa. A partir das atividades propostas.
Parte III – Estudo e atividades: Leitura, análise e apresentação. Caderno de Teoria e prática TP.6 – Leitura e Processo de Escrita II  –  Unidades 21- argumentação e linguagem e 22 produção textual: Planejamento e escrita;   
Parte IV – Oficina e socialização: Oficina e atividades práticas com gêneros literários referentes ao texto com perguntas instigadoras.
Parte V: introdução de novas unidades com perguntas instigadoras.
11º oficina: 05/12/2011
TP.6 Unidade 22 Leitura e Processo da Escrita II
Oficina.11
Objetivos:
Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e á revisão durante a escrita de textos.
Parte I – Acolhida: Feijoada  – Chico Buarque;
Parte II – Socialização e discussão: análise lingüística e analise Literárias nas escolas, proposta pelo Gestar II.-  A partir das obras presentes.
Parte III – Socialização e atividade: Seqüência didática para desenvolver a partir de um slide Chico Bento mostrando as marcas argumentativas – Caderno de Teoria e prática TP. 6 – leitura e processo de Escrita II Unidade 22.
 Parte IV – Oficina e Socialização – Coerência Textual.
 Parte V -  Finalização com perguntas instigadoras.
                                              12º ENCONTRO 12/12/2011
TP.6 Leitura e Processo da Escrita II
Objetivos:
- Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão;
- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição;
- Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
Parte I – Acolhida:  Texto O Fax do Nirso
Parte II – Socialização e discussão: do Avançando na Pratica e debates sobre os trabalhos realizados e oficinas nas escolas;
Parte III – Discussão sobre as práticas escolares no ensino da escrita e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa da revisão.
Parte IV – Leitura, análise e apresentação. Caderno de Teoria e Pratica TP.6  - Literatura e Processo da Escrita II Unidades 23 O processo de produção textual:revisão e edição e24 Literatura para adolescentes. 
Parte V – Exercícios e Oficinas e atividades praticas com seqüência didática.
12º OFICINA: 16/12/2011
TP.6 Unidade 24 Leitura e Processo da Escrita II
Oficina 12
Objetivos:
- Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos;
- Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes;
- Planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos adolescentes.
Parte I – Acolhida: slide O Carteiro Chegou  – Janet e Allan;
Parte II – Socialização e discussão: sobre tendências na produção de uma literatura para adolescente.
Parte III – Análise lingüística e Analise Literária – Caderno de Teoria e prática TP.6 – Leitura e processo de Escrita II – trabalhos em grupo de 3 e 4  cursistas (sugestões de livros para serem trabalhados com alunos) e oficinas com obras trazidas pelas cursistas. Unidade 24.
Parte IV – Oficina e Socialização – Literatura para adolescentes.
Parte V - Finalização dos trabalhos realizados durantes os encontros e amostra das obras realizadas pelos alunos como oficinas de histórias em quadrinhos, biografias, crônicas e poemas realizados nas escolas juntamente com a professora cursista sob orientação dentro da proposta do curso Gestar II.

Considerações finais
Foi um trabalho realizado de forma maravilhosa, proveitoso e contou com uma turma totalmente envolvida e de certa forma com presença de cem por cento de quem realmente se dispôs a fazê-lo.
O programa Gestar II é tudo que um professor necessita para facilitar sua aula. E o projeto apresentado como conclusão teve a participação de todas as cursistas. Foi um trabalho gratificante e a satisfação de quem participou era visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário