Área de Formação: Português
|
Coordenação
|
Tutor (a): Maria
Goreth Neves de Souza
|
Município: Senador
Canedo
|
No. de Formadores : 11
|
Período da Formação: 30/03/2011 a 16/12/11
|
metodologia aplicada, Atividades realizadas
e resultados obtidos
|
1º encontro: 10/03/2011
|
Parte I -
Reunião informal com o representante da coordenação do curso para as
definições sobre os procedimentos serem observados para que formadores e
cursistas se inteirassem do desenvolvimento do programa no município;
TP.3 Unidades 9 e 10 – Gêneros e Tipos Textuais
Objetivo:
- Identificar
as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos
contextos de uso lingüístico;
-
Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
-
Distinguir características de gênero literário e de gênero não literário;
-
Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da
linguagem;
Parte II
- Mensagem de boas vindas à turma, com a apresentação de um slide – A Águia,
com proposta de renovação;
Distribuição
do material e explicação sobre os trabalhos com os mesmos dentro da Língua
Portuguesa e Literatura;
Parte III
- Inicio dos trabalhos com TP.3 e as cursistas; Retomada dos conceitos
apresentados na formação inicial e nova orientação quanto aos procedimentos a
serem seguidos para a efetivação do curso;
Retomada
do Guia Geral e Caderno do Formador para esclarecimento de dúvidas pontuais;
Parte IV
- Apresentação do TP3, unidade 09 e 10 e solicitação de uma produção textual
após a projeção de slides contendo alguns provérbios para a construção de um
texto em prosa com o texto 9 – TP.3
Unidades 9. Gêneros textuais: do
intuitivo ao sistematizado e 10 Trabalhando com gêneros textuais.
Parte V - Oficina e
socialização; oficinas e atividades praticas com gêneros literários referente
ao texto 9 (formar grupo para reescrever o texto de “Pitchert, J&
Anderson R.Takin”) sua adequação para uso em sala de aula – Slide “Abra seus Olhos”. Explicações sobre o
projeto ser trabalhado pelas cursistas no município.
|
1ª oficina dia: 30/03/2011
|
TP.3 Unidade 10 – Gêneros e
tipos textuais
Oficina – 5
Objetivo:
- Refletir sobre a composição literária;
- Caracterizar o gênero poético, de acordo com a função
estética da linguagem;
- Trabalhar e caracterizar uma das formas de realização do
gênero poético
Parte I – As Cocadas
– Cora Coralina
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero
literários.
Parte II – Trabalhar
sobre a lição de casa do TP.3 Oficina 5 Unidade 10. Gêneros e tipos textuais.
Parte III – Desenvolvimento
de uma atividade proposta. Poema
tirado de uma notícia de jornal
(Manoel Bandeira);
Bom dia – poema e
música (Gil & Milton)
Parte IV – Avaliação
da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Introdução
das novas Unidades com perguntas instigadoras.
|
2º encontro DIA: 14/04/2011
|
TP.3 unidades 11 e 12 Gêneros e Tipos Textuais
Objetivo:
-
Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
-
Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
-
Caracterizar seqüências tipológicas: expositiva e argumentativa com dois
aspectos do tipo dissertativo;
-
Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.
Parte
I - Acolhida com o SLIDE – Redação de Chico Bento – Mauricio de Sousa.
Parte
II - Socialização: Discussão sobre as práticas escolares, proposta de
renovação.
Parte III - Leitura, análise e apresentação. Caderno de
Teoria e prática TP.3 – Gêneros textuais – Unidades 11- Tipos textuais e 12 – A inter-relação entre gêneros e
tipos textuais;
Parte IV - Tipos textuais e A inter-relação entre gênero e tipos textuais.
(utilização de slides sobre tipologia e gêneros textuais).
Parte V - Oficina e atividades
práticas com gêneros literários referente ao poema A pesca ( formar grupo para reescrever a narrativa poética de
“SANT’ANNA, Afonso Romano de. Poesia sobre poesia. Rio de Janeiro, Imago,
1975. p.145
|
2º OFICINA 29/04/2011
|
TP.3 Unidade 12 Gêneros e
Tipos Textuais
Oficina 6
Objetivo:
- Refletir
sobre a composição literária;
- Caracteriza o gênero poético, de acordo com a função
estética da linguagem;
- Trabalhar e caracterizar um das formas de realização do
gênero poético: a música.
Parte I – Acolhida
com slide: O Saber e o Saber – Ruben Alves.
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero
literários.
Parte II – Trabalhar
sobre a lição de casa do TP.3 Unidade 12. Gêneros e tipos textuais.
Parte III – Desenvolvimento de uma
atividade proposta. Composição: O Salário Mínimo. (Jô Soares);
Parte IV – Avaliação da Oficina e retomada dos
objetivos de aprendizagem.
Parte V – Slide
“Vida Maria” Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
|
3º ENCONTRO 11/05/2011
|
TP.4 Unidades 13 e 14 Leitura e Processo de Escrita I
Objetivo:
-
Refletir sobre o uso e as funções da escrita nas práticas do cotidiano;
-
Relacionar o letramento com as praticas de cultura local;
-
Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a
regional e a nacional.
Parte
I - Acolhida a partir do SLIDE – Poesia
Letramento – Madga Soares.
Parte II - Socialização: Discussão sobre práticas
escolares no ensino de língua portuguesa, proposta pelo programa. A partir dos slaides.
Parte III - Leitura, análise e apresentação. Caderno de
Teoria e prática TP.4 – Unidades 13 – Leitura, Escrita e Cultura
e 14 – O Processo da Leitura.
Parte IV - Leitura e Processo de Escrita I –– O Processo da Literatura. (utilização de slides sobre letramento).
Parte V – Slide: letramento –
Oficinas e atividades práticas com memorial e letramento.
|
3º
OFICINA 17/05/2011
|
TP.4 Unidade 14 Leitura e
Processo de Escrita I
Oficina.7
Objetivo:
- Sistematizar
e aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre o processo de leitura;
- Desenvolver a leitura e a pratica dos cursistas com
relação ao trabalho com textos.
Parte I – Acolhida: O Sorriso de Gagarin – Marcelo Leite, Retomada do processo de
estudo e questionamentos sobre letramento.
Parte II – Socialização e atividades: Trabalhar a lição de
casa do TP.4 Oficina Unidade 14. Onde está o significado do texto?
Parte III – Filme - Narradores de Javé. Proposta de
análise do filme e planejamento.
Parte IV – Roteiro e análise do filme: Narradores de Javé.
Oficina com seqüência didática e retomada dos objetivos propostos.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas
instigadoras.
|
4º ENCONTRO 31/05/2011
|
TP.4 Unidades 15 e 16 Leitura e Processo de Escrita I
Objetivo:
-
Utilizar procedimentos adequados para atingir objetivo de ler para aprender;
-
Conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do
aluno;
-
Utilizar procedimentos que levem a determinação da estrutura do texto.
Parte
I - Acolhida a partir do SLIDE – Letramento 2, proposta de renovação.
Parte
II – Socialização e atividades: Discussão sobre a proposta de mudança
de práticas na escola proposta pelo Gestar II. A partir do slide.
Parte III - Leitura, análise e apresentação caderno de
Teoria e prática TP.4 – Mergulho no texto. – Unidades
15 – Mergulho no Texto e
MERGULHO NO TEXTO. Minhas não
férias – Clarisse Dall’agnol Casado.
|
4º Oficina: 01/06/2011
|
TP.4 Unidade 16 Leitura e
Processo de Escrita I
Oficina. 8
Objetivo:
- Desenvolver uma seqüência de aulas utilizando elementos
do processo de produção textual.
Parte I – Acolhida e Socialização – A Moça Tecelã – Marina Colasanti. Retomada do processo de
estudo e questionamentos sobre produção textual.
Parte II – Trabalhar sobre a lição de casa do TP. 4 Oficina
8. Unidade 16. Produção textual – crenças, teorias e afazeres.
Parte III – Atividades e práticas (grupos de 3 ou 4
integrantes): Desenvolvimento da atividade proposta na pagina 220.
Desenvolver uma seqüência didática utilizando elementos do processo de
produção de texto; Debate com a matéria – Palavras na fila da aposentadoria
Parte IV – Socialização - Avaliação da Oficina e retomada
dos objetivos de aprendizagem, finalizando com produção de texto como anuncio
em revista ou jornal.
Parte V - Introdução das novas Unidades com perguntas
instigadoras.
|
5º encontro DIA: 7/06/2011
|
TP.1 Unidades 1 e 2 Linguagem e Cultura
Objetivo:
Ao final do encontro que as cursistas sejam capazes de: Relacionar
língua e cultura;
- Identificar a interação pela linguagem constituída social e
historicamente, criando e sendo criada por condições de uso;
- Identificar os principais registros do Português, oralidade e a
escrita; norma culta; o texto literário.
Parte I - Acolhida a partir do texto -
Parte II – Socialização/atividades: Trabalhar
sobre a lição de casa TP.1 Linguagem e Cultura. Unidades 1 - Variantes lingüísticas: dialetos e registros e 2 Variantes
Lingüísticas: Desfazendo equívocos.
Parte III.
Socialização: Discussão sobre a proposta nas paginas de
Parte IV - Avaliação
da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Introdução das novas Unidades com
perguntas instigadoras.
|
5º OFICINA 27/06/2011
|
TP.1 Unidade 2
Oficina 1.
-Refletir sobre
a interação pela linguagem constituída social e historicamente;
-
Caracterizar condições de uso;
- Trabalhar
e caracterizar distinção entre normas e usos da Língua.
Parte I –
Acolhida e socialização: Musica – Cuitelinho
– Milton Nascimento
Parte II –
Trabalhar sobre a lição de casa do TP.1. Oficina 1 Unidade 1 – Linguagem e
Cultura;
Parte III –
Atividade prática, grupos de 3 ou 4 integrantes: Desenvolvimento de uma atividade proposta ( Texto
com crônica e estudo do texto de Carlos Drummond de Andrade – A outra senhora);
Parte IV – Socialização:
Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Introdução
das novas unidades com perguntas instigadoras.
|
6º ENCONTRO: 12/08/2011
|
TP.1 Unidades 3 e 4 Linguagem e Cultura
Objetivo:
Ao final do encontro que as
cursistas sejam capazes de conceituar texto;
- Indicar as razões do estudo prioritário de textos no
ensino/aprendizagem de línguas;
- Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos, ponto de vista
em torno de interlocução.
Parte I - Acolhida a partir do slide José Saramago.
Parte II – Socialização: Discussão sobre a
proposta de mudança de praticas na escola proposta pelo Gestar II. A partir do slide.
Parte III – Estudo
e atividades: O texto como centro das experiências no ensino da língua. Caderno
de Teoria e prática TP.1 – Afinal, o que é texto? A intertextualidade – Unidades
3- O texto como Centro das
experiências no ensino da língua e
Parte IV – Oficina
e socialização – Gêneros textuais: Definição e Funcionalidade.
Parte V – Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
|
6º oFICINA: 23/08/2011
|
TP .1 Unidade 4
Oficina 2
Objetivo: Rever e sistematizar as
informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua
(incluindo a intertextualidade)
- Avaliar a prática docente, com relação a atividades
ligadas à leitura e à produção de textos
Parte I –
Acolhida – Slide: Intertextualidade.Musica Monte Castelo e Coríntios
XIII.
Parte II – Socialização:
Discussão sobre a proposta de mudança de práticas na escola proposta pelo
Gestar II;
Parte III – Estudo
e atividades: leitura, analise e apresentação do caderno de Teoria e prática
TP.1 O diálogo entre textos: A Língua
( Fábula da tradição judaica);
Parte IV – Oficina
e Socialização: produção de textos argumentativos a partir de um provérbio a
escolha da cursista, em que a tese seja a moral da historia, TP.1 - Unidades 4.
Parte V – Oficina e
socialização – Momentos de trocas de experiências e finalização com perguntas
instigadoras.
|
7º ENCONTRO 01/09/2011
|
TP.2 Unidades 5 e 6 Análise Lingüística e Analise
Literária
Objetivos:
- Refletir
sobre a gramática interna e o ensino produtivo; a gramática descritiva e o
ensino reflexivo;
- Frase, oração,
período: diferenças, constituições e organizações.
Parte I –
Acolhida – Poema: Elegia da lembrança Impossível – Jorge Luis Borges.
Parte II – Socialização/Discussão
sobre proposta de mudança de práticas na escola proposta pelo Gestar II;
Parte III – O
texto como centro das experiências no ensino da língua;
Parte IV – Caderno
de Teoria e Pratica TP.2 - Gramática:
Seus vários sentidos – Unidades 5 –
Gramática: Seus vários sentidos e 6 – A Frase e sua Organização.
Parte V – Oficina e socialização – Momentos de trocas de experiências
do Projeto.
|
7º OFICINA: 14/09/2011
|
TP.2 Unidade 6 Análise
Lingüística e Análise Literária
Oficina 3.
Objetivo:
- Resolver dúvidas e sistematizar as
informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra
gramática e o conceito e a constituição da frase e do período;
- Caracterizar condições de uso;
- Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de
linguagem (leitura e produção de textos, e analise lingüística).
Parte I –
Acolhida – Poema: Viva – Charles Chaplin.
Parte II –
Socialização: Filme – Escritores da Liberdade. Retomada do processo de estudo
e questionamento de como aperfeiçoar o planejamento e execução de atividades
de linguagem (leitura e produção de texto).
Parte III –
Estudo e atividades prática, grupos de 3 ou 4 integrantes: trabalhar sobre a
lição de casa do TP.2 Oficina 3 -
Unidade 6; A frase e sua organização;
Parte IV –
Oficina e Socialização: Trabalho com prólogo A menina e o vento e retomada
dos objetivos de aprendizagem.
V – Oficina e socialização – Momentos de
trocas de experiências e finalização com perguntas instigadoras.
|
8º encontro: 30/09/2011
|
TP.2 Unidades 7 e 8 Análise Lingüística
e Análise Literária
Objetivo:
- Identificar a arte na vida cotidiana;
- Indicar formas e características da arte; indicar as funções da arte;
- Identificar figuras na linguagem cotidiana.
Parte I – Acolhida: Poema: Poema-Código – José de Arimatéia Soares;
Parte II – Socialização: discussão sobre análise lingüística e analise
Literária na escola, proposta pelo Gestar II. A partir do poema.
Parte III – Análise lingüística e Analise Literário – Caderno de Teoria
e prática TP. 2 – Unidades 7 - A Arte:
forma e função e 8 Linguagem figurada.
Parte IV
– Oficina e Socialização – Coerência Textual.
|
8ª oficina 03/10/2011
|
TP.2 Unidade 8 Análise
Lingüística e Análise Literaria
Oficina 4.
Objetivos:
- Rever e sistematizar
as informações essenciais em torno da arte e da linguagem figurada;
- Desenvolver a leitura e a produção de texto dos cursistas.
Parte I –
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero
literários.
Parte II – Trabalhar
sobre a lição de casa do TP.2 Unidade 7 e 8 incluindo texto referencia da
unidade7.
Parte III – Desenvolvimento
de uma atividade proposta. Texto: Os Quatro (maus elementos), (CUNHA, Leo);
Parte IV – Avaliação
da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Trabalho
de interpretação do desenho humorístico – Charge de Quino. Introdução das
novas Unidades com perguntas instigadoras.
|
9º encontro 19/10/2011
|
TP.5
Unidades 17 e 18 Estilo, Coerência e Coesão
Objetivo –
- Refletir sobre a noção de estilo e objetivo da estilística;
- Coerência na relação entre textos verbais e não verbais;
- Análise dos sentidos em um texto.
Parte I – Poema:
Traduzir-se Ferreira Gullar – proposta de renovação;
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero
literários.
Parte II – Socialização:
Discussão sobre a proposta de mudança de praticas na escola proposta pelo
Gestar II. A partir das atividades propostas;
Parte III – Estudo e
atividades: Leitura, análise e apresentação do caderno de Teoria e prática
TP.5 – Unidades 17 Estilo e 18 Coerência textual.
Parte IV – Oficina e Socialização – Oficina
e atividades práticas referente ao texto 10 de “Paulo Mendes Campos” sua
adequação e uso em sala de aula. – Os diferentes estilos.
Parte V – Introdução das
novas Unidades com perguntas instigadoras.
|
9º OFICINA: 26/10/2011
|
TP.5 Unidade 18 Estilo,
Coerência e Coesão
Oficina 9
Objetivo:
- Que as atividades trabalhadas possam auxiliá-los na prática
pedagógico.
Parte I – Acolhida –
Slide: Oficina Ler Imagens;
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre gênero
literários.
Parte II – Socialização
e atividade: Trabalhar sobre a lição de casa do TP.5 Unidade 18. Coerência
textual.
Parte III – Desenvolvimento de uma
atividade proposta sobre unidade textual com texto verbal e não verbal em
propagandas da mídia;
Parte IV – Socialização: Avaliação da
Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem.
Parte V – Introdução das novas Unidades
com perguntas instigadoras e avaliação da oficina.
|
10º ENCONTRO: 01/11/2011
|
TP.5 Unidades 19 e 20 Estilo, Coerência e Coesão
Objetivo:
- Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela
continuidade dos sentidos em um texto;
- analisar
mecanismo de coesão referencial;
- analisar mecanismos de coesão seqüencial.
Parte I
- Acolhida com a música – João e Maria – Chico Buarque.
Parte II
- Socialização: Discussão sobre as práticas escolares, proposta de renovação.
Parte III – Estudo e atividades - Leitura, análise e apresentação.
Caderno de Teoria e prática TP.5 – Estilo, Coerência e Coesão – Unidade 19 Coesão textual e 20 Relações
lógicas no texto;
Parte IV – Oficina e Socialização:
- Oficina e atividades práticas com gêneros literários referente ao texto
de ROHDEN, Humberto. ““Dois Sapos” sua adequação e uso em sala de aula
|
10º
OFICINA: 07/11/2011
|
TP.5 Unidade 20 Estilo,
Coerência e Coesão
Oficina. 10
Objetivo:
- Consolidar as reflexões provocadas pela
leitura e o desenvolvimento da s atividades proposta nestas unidades de
construção da textualidade, em que focalizou a coesão e as relações lógicas.
Parte I – Acolhida
com Sliede – Injustiça na Língua;
Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre letramento.
Parte II – Socialização
e atividades: em grupo de 3 ou 4 cursistas, Trabalhar sobre a lição de casa
do TP5 Oficina Unidade 20. Relações lógicas no texto e elaboração de um texto
publicitário que explore a construção de significados de múltiplas maneiras:
visuais e lingüísticos.
Parte III – Socialização
- Filme - Narradores de Javé. Proposta de análise do filme e planejamento.
Parte IV –
Roteiro e análise do filme: Narradores de Javé. Oficina e retomada dos
objetivos propostos.
Parte V – Introdução
das novas Unidades com perguntas instigadoras.
|
11º encontro: 16/11/2011
|
TP.6 Unidades 21 e 22
Leitura e Processo da Escrita II
Objetivo:
- Identificar marcas de argumentação na organização dos
textos;
- Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos
que sustentam uma argumentação textual;
- Reconhecer a tese e seus argumentos.
Parte I - Acolhida a partir da crônica – Barriga é Barriga – Arnaldo
Jabor.
Parte II – Socialização: Discussão sobre práticas escolares no
ensino de língua portuguesa, proposta pelo programa. A partir das atividades
propostas.
Parte III – Estudo e atividades: Leitura, análise e apresentação.
Caderno de Teoria e prática TP.6 – Leitura e Processo de Escrita II – Unidades
21- argumentação e linguagem e 22 produção textual: Planejamento e escrita;
Parte IV –
Oficina e socialização: Oficina e atividades práticas com gêneros literários
referentes ao texto com perguntas instigadoras.
Parte V:
introdução de novas unidades com perguntas instigadoras.
|
11º oficina: 05/12/2011
|
TP.6 Unidade 22 Leitura e Processo da
Escrita II
Oficina.11
Objetivos:
Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e á revisão
durante a escrita de textos.
Parte I – Acolhida: Feijoada
– Chico Buarque;
Parte II – Socialização e
discussão: análise lingüística e analise Literárias nas escolas, proposta
pelo Gestar II.- A partir das obras presentes.
Parte III – Socialização e
atividade: Seqüência didática para desenvolver a partir de um slide Chico
Bento mostrando as marcas argumentativas – Caderno de Teoria e prática TP. 6
– leitura e processo de Escrita II Unidade 22.
Parte IV – Oficina e
Socialização – Coerência Textual.
Parte V - Finalização com perguntas instigadoras.
|
12º ENCONTRO 12/12/2011
|
TP.6 Leitura e Processo da
Escrita II
Objetivos:
- Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários
ao desenvolvimento da etapa de revisão;
- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento
da etapa de edição;
- Produzir
atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
Parte I – Acolhida: Texto O
Fax do Nirso
Parte II – Socialização e discussão:
do Avançando na Pratica e debates sobre os trabalhos realizados e oficinas
nas escolas;
Parte III – Discussão sobre as
práticas escolares no ensino da escrita e ações necessárias ao
desenvolvimento da etapa da revisão.
Parte IV – Leitura, análise e apresentação.
Caderno de Teoria e Pratica TP.6 - Literatura
e Processo da Escrita II Unidades 23 O processo de produção textual:revisão e
edição e24 Literatura para adolescentes.
Parte V – Exercícios e Oficinas e
atividades praticas com seqüência didática.
|
12º OFICINA: 16/12/2011
|
TP.6 Unidade 24 Leitura e Processo da
Escrita II
Oficina 12
Objetivos:
- Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos;
- Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno
da literatura para adolescentes;
- Planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos
adolescentes.
Parte I – Acolhida: slide O Carteiro Chegou – Janet e Allan;
Parte II – Socialização e discussão:
sobre tendências na produção de uma literatura para adolescente.
Parte III – Análise
lingüística e Analise Literária – Caderno de Teoria e prática TP.6 – Leitura
e processo de Escrita II – trabalhos em grupo de 3 e 4 cursistas (sugestões de livros para serem
trabalhados com alunos) e oficinas com obras trazidas pelas cursistas. Unidade
24.
Parte IV – Oficina e
Socialização – Literatura para adolescentes.
Parte V - Finalização dos
trabalhos realizados durantes os encontros e amostra das obras realizadas
pelos alunos como oficinas de histórias em quadrinhos, biografias, crônicas e
poemas realizados nas escolas juntamente com a professora cursista sob
orientação dentro da proposta do curso Gestar II.
Considerações
finais
Foi um trabalho realizado de forma maravilhosa, proveitoso e contou com
uma turma totalmente envolvida e de certa forma com presença de cem por cento
de quem realmente se dispôs a fazê-lo.
O programa Gestar II é tudo que um professor necessita para facilitar
sua aula. E o projeto apresentado como conclusão teve a participação de todas
as cursistas. Foi um trabalho gratificante e a satisfação de quem participou
era visível.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário