segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tarefas do Encontro Gestar em Brasilia

Dia 01/12/11

A língua e Exclusão Social

A língua desde e sempre foi um meio de exclusão social. Por mais que falem que está realidade esta mudando, vemos constantemente, traços da segregação causada por ela. Não só no Brasil, mas também países como França, por exemplo, se você não falar Frances você é muito mal atendido nas lojas e bares, Estados unidos a língua é uma barreira social que confina pessoas a bairros como forma de separação e na Roma e Grécia antiga, bárbaros era quem não falava a língua pátria.

É uma forma, inclusive de ser bem visto. A língua está muito ligada as praticas sociais e nem tem como ser diferentes, por isso mesmo ela tem excluído de empregos melhores e tornando uma simples seleção, em barreira social.

Atualmente, os estudiosos da lingüística pregam que a língua é para comunicar e a partir do momento que você conseguir passar o seu recado, pontos para você, pois é isso o que interessa. Mas, a realidade é bem outra, esta longe de um fim esse preconceito, a polêmica causada por esse tema. O que se prega hoje? Que a língua você usa de acordo com o ambiente e a necessidade, se é assim, que a escola deve ensinar a norma culta, respeitando é claro a maneira de falar de cada um. Não corrigindo seu aluno de maneira critica, mas sutilmente, repetindo a frase correta de maneira a instruí-lo, porem sem discriminá-lo.

Goreth, Junia, Terezinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário